Diferença entre secadores de ar por Absorção e Refrigeração

Diferença entre secadores de ar por Absorção e Refrigeração
29 de janeiro de 2020 airpress

Sabemos que para trabalhar com compressores e outras ferramentas que utilizam o ar comprimido, a umidade pode trazer falhas ou reduzir o rendimento de um trabalho ótimo com ferramentas que dependem de ar comprimido.

Toda parcela de ar sempre possui em si alguma quantidade de água em forma de vapor, chamada comumente de “umidade do ar”. Quando comprimimos este ar, essa umidade aumenta, porque o “espaço” para esta umidade transitar entre as moléculas de ar fica mais apertado.

Neste sentido, é preciso tratar o ar comprimido. Existem duas maneiras diferentes: a secagem pela Absorção ou Refrigeração. Neste artigo vamos explicar a diferença e vantagens de ambos. Acompanhe!

 secadores de ar por Absorção

 

Secagem por Absorção:

A secagem por absorção se dá através de um processo químico. O vapor d’água é absorvido pelo material de absorção. O princípio que rege esse processo é o da osmose. Desta forma, o material de absorção pode ser sólido ou líquido – exemplos disso são o cloreto de sódio ou ácido sulfúrico.

Com materiais assim, principalmente com o ácido sulfúrico, pressupõe um desgaste do equipamento devido à corrosão. Pensando nesses desafios, a AirPress trabalha com a pastilha AquaSorb, exclusiva dos secadores por absorção da Metalplan.

São pastilhas únicas e projetadas para absorção profissional e industrial de ar comprimido. Seu resultado final é um ar totalmente livre de água ou óleo.

Você garante a melhor qualidade do ar para seu segmento de trabalho sem gastar energia elétrica ou perder ar comprimido no processo.

Além disso, a construção em alumínio dos equipamentos da Metalplan torna estes livres de corrosão. Desta forma, a relação custo-benefício se torna imbatível.

Secagem por Refrigeração:

 

A umidade do ar chama-se “relativa” por tratar de uma quantidade de umidade dada a um volume de ar específico. Neste sentido, como um fluído, o ar se contrai e se expande em caso de refrigeração ou aquecimento, respectivamente.

Quando contraído, o ar diminui a capacidade de reter umidade em suas moléculas, o que reduz o chamado “Ponto de Orvalho” do ar. Ou seja, aumentando a quantidade de água que vai “chover” daquela parcela de ar.

É através deste princípio que os equipamentos de secagem por refrigeração funcionam: Ao resfriar o ar comprimido, tudo aquilo que não cabe mais, cairá para um reservatório de umidade que, na prática, retém os óleos, água e partículas sólidas contidas no ar.

O resultado final é um ar comprimido e livre de impurezas ou umidade. Nosso equipamento fornecido pela Metalplan oferece o melhor da tecnologia desenvolvida nas últimas três décadas. Dispensa mão-de-obra especializada para instalação, além de possuir um gás ecológico para o resfriamento.

Vale lembrar que os equipamentos são projetados para clima tropical, por isso possuem capacidade de resfriamento que leva em conta a umidade relativa e temperatura do ar para climas tropicais.

Agora que você já sabe a diferença entre ambos, entre em contato com a AirPress e consulte as vantagens através do nosso atendimento e suporte técnico. Aqui você poderá escolher qual seu equipamento ideal para secar o ar na medida necessária, com o custo-benefício ideal para suas operações!

 

Fale com um atendente via WhatsApp
Selecione um Contato