Diferenças entre mangueiras de PU e PA e suas utilizações.

Diferenças entre mangueiras de PU e PA e suas utilizações.
12 de maio de 2020 airpress
Em Mangueiras

Tubo PUAs mangueiras pneumáticas são responsáveis por conduzir o ar e os gases emitidos pela máquina em uma pressão maior do que a pressão atmosférica.

Este precisa ser um processo seguro e eficaz, e por esse motivo é muito importante saber qual tipo delas se deve escolher com base em suas propriedades. Acompanhe as diferenças entre mangueiras de PU e PA e suas utilizações:

Mangueiras de PU

As principais propriedades da mangueira em TPU (poliuretano termoplástico elastomérico) são excelente flexibilidade e resistência à abrasão, temperatura de trabalho entre -20 e 60ºC, ótimo raio de curvatura e capacidade de amortecimento, leveza, alta resistência mecânica e à hidrólise, boa resistência a dobras, estabilidade térmica e tolerância à compressão, dureza de 98 Shore A e fácil manuseio e instalação.

Por conta de suas características, este tipo de mangueira é recomendado para diversos tipos de aplicações, mas principalmente para sistemas de baixa pressão, robótica, automação industrial, painéis de distribuição, dosadores, montagens em bicos, conexões e espigões com raios de curvatura reduzidos. Trata-se do material mais indicado para aplicações que necessitam de alta flexibilidade e um pequeno raio de curvatura.

Mangueiras de PA6

Também conhecidas como tubos de Nylon 6, as mangueiras de Poliamida do tipo 6 (PA6) possuem propriedades como excelente resistência mecânica e térmica, temperatura de trabalho entre 0 e 90ºC, baixa resistência química a ácidos, boa resistência química a bases, ao desgaste, ao impacto, e à fadiga, boa estabilidade em altas temperaturas, leveza e material que absorve umidade.

Por conta de suas características, este tipo de mangueira e mais procurado para aplicações de baixa e média pressão para passagem de fluidos, e possui um ótimo custo-benefício. Suas aplicações incluem linhas de automação, controle, instrumentação, acessórios pneumáticos, linhas de lubrificação e linhas hidráulicas de baixa e média pressão.

Mangueiras de PA12

Os tubos de Nylon 12 ou mangueiras de PA12 possuem propriedades como a boa resistência mecânica e química a bases e ácidos fracos, alta resistência ao impacto e abrasão, leveza, baixa resistência química a ácidos fortes, baixo coeficiente de atrito e absorção de umidade, boa estabilidade térmica e fácil manuseio e instalação, temperatura de trabalho de -40ºC até 93ºC.

Essas características fazem com que este tipo de material seja mais adequado para uso de sistemas de freios a ar em caminhões, passagem de combustível e lubrificante, e instrumentação de sistemas pneumáticos.

Todos os produtos citados podem ser encontrados em nossa loja, e é possível esclarecer outras possíveis dúvidas entrando em contato conosco.

Fale com um atendente via WhatsApp
Selecione um Contato