Diferença entre Compressores de Parafuso e Compressores de Pistão

Diferença entre Compressores de Parafuso e Compressores de Pistão
16 de janeiro de 2019 airpress
Diferença entre Compressores de Parafuso e Compressores de Pistão

O compressor de ar é um equipamento com diversas utilidades e usado por empresas dos mais variados segmentos, de grandes indústrias à borracharias. Até por isso, nem sempre é fácil saber qual é o compressor de ar mais indicado para cada situação.

E uma das dúvidas mais frequentes é em relação a utilização do compressor de ar de pistão ou o compressor de ar de parafuso. Mas, afinal, quais são as diferenças entre eles e qual é o mais recomendado para cada situação? A Air Press, uma empresa especializada e referência na comercialização de compressores de ar, preparou esse texto para que você saiba exatamente quais são as diferenças entre esses dois produtos.

Diferenças entre os dois tipos compressores

Existem muitas diferenças entre os compressores de ar de pistão e de parafuso, as principais delas são as eficiência energética e capacidade máxima de operação contínua. O compressor de ar de parafuso consome 20% menos energia elétrica e pode operar sem interrupções, 24 horas por dias. Enquanto o compressor de ar de pistão é menos eficiente e pode operar por, no máximo, 12 horas seguidas.

Além disso, os compressores de ar de parafuso possuem maior possibilidade de ter acessórios acoplados ao produto, como por exemplo, o resfriador posterior. A principal vantagem do compressor de ar de pistão é o preço relativamente menor.

De maneira geral, o que vai definir a escolha entre o modelo de pistão ou o de parafuso é a demanda de utilização. Para quem precisa de um gerador funcionando por muitas horas diárias e com paradas reduzidas para manutenção preventiva, sem dúvida, deve escolher o compressor de ar de parafuso.

Veja abaixo o quadro comparativo que a Air Press preparou para você:

Quadro comparativo: Compressor de Pistão e Compressor de Parafuso

QuesitosPistãoParafuso
Consumo de eletricidadeConsome mais energia elétrica em comparação com o de parafuso.Com o recurso de alívio de carga, evita picos de carga e pode consumir até 20% menos
RendimentoO rendimento é de aproximadamente 70%O rendimento é de aproximadamente 98%
Operação máxima diáriaAté 12 horasPode funcionar sem interrupção, 24 horas por dia
Produção de arConsome mais energia para produzir arTem uma ótima relação consumo vs. produção de ar
Nível de ruídoNão possui nenhum tipo de isolamento acústicoCom cabine acústica,  gera entre 12 e 15% abaixo do que recomendado
PreçoTem menor preçoTem maior preço, mas é preciso analisar a utilização

 

Confira mais informações e dicais úteis no blog da Air Press ou em nossas redes sociais!

  Atendimento 4

  Atendimento 3

  Atendimento 2

  Atendimento 1