Como fazer uma termofusão

Como fazer uma termofusão
11 de novembro de 2019 airpress

Como fazer uma termofusãoPara a realização de soldas em tubos e dutos PPR e PPCR, utilizamos dois tipos de soldas: a termofusão ou a eletrofusão dos materiais e seus componentes. Hoje, nós vamos falar como fazer uma termofusão. Acompanhe nosso artigo com o passo-a-passo.

A termofusão age na “superfície” do produto. Isso significa que o resultado torna a rede única, sem roscas, soldas, anéis de borracha ou cola. O resultado final permite que tensões das operações, diferentes coeficientes de dilatação ou o próprio envelhecimento dos sistemas metálicos não termine em vazamentos, garantindo a estanqueidade da rede.

O primeiro passo é a preparação. Você vai precisar limpar as extremidades dos elementos que serão unidos, bem como os terminais macho e fêmea do termofusor. Depois, ligue o equipamento para pré-aquecimento, a temperatura de termofusão varia entre 250 e 350 °C. Para os tubos e conexões da TopFusión oferecidos aqui na Air Press, adiantamos que a temperatura correta é de 260 °C.

Com um equipamento apropriado, corte de maneira perpendicular ao eixo do tubo. Insira-o com sua conexão ao mesmo tempo nos terminais térmicos. A conexão deverá chegar até a batente e o tubo até a marcação do encosto.

O tempo de aquecimento dependerá da bitola das conexões. Por isso, você deverá consultar a tabela do produto referente a esta informação.

Passado o tempo de aquecimento, retire os elementos da termofusora e os una imediatamente! É necessário empurrar o tubo em direção à conexão de maneira contínua até a marca do batente.

Por no máximo 3 segundos ainda é possível ajustar o posicionamento da conexão com um giro máximo de mais ou menos 15°.

Agora, basta deixar esfriar de acordo com a tabela de resfriamento – é importante não forçar as partes que agora estão unidas!

Como fazer uma Termofusão – TOPFUSIÓN from Air Press Compressores on Vimeo.

Dica: Para constatar que o procedimento de termofusão ocorreu muito bem, você deverá observar que dois anéis se formam (entre o tubo e a conexão) ao término da união.

Pronto! Agora você já sabe o que é e como fazer a termofusão.

A Air Press conta com todas as informações para você cuidar da melhor forma possível dos equipamentos pneumáticos, suas conexões e tubos.

Além disso, temos um catálogo completo de equipamentos com altíssima qualidade, te proporcionando um ótimo custo-benefício. Nossa preocupação com o cliente e comprometimento com os prazos vem na frente de todo o resto. Entre em nosso site e consulte nosso acervo.

Conte conosco aqui na Air Press.

Fale com um atendente via WhatsApp
Selecione um Contato