Manutenção preventiva e corretiva de compressores de ar

Manutenção preventiva e corretiva de compressores de ar
4 de fevereiro de 2020 airpress

Manutenção de compressor de ar | Air Press CompressoresÉ importante falar sobre a manutenção dos compressores de ar, pois além de melhorar significativamente o desempenho do equipamento, este cuidado também possui o potencial de aumentar a vida útil dele.

Podemos dividir a manutenção em dois tipos: preventiva e corretiva. Apesar de se tratar de processos diferentes, os dois tipos são complementares e caminham sempre juntos em prol do melhor funcionamento do equipamento e segurança dos que fazem uso dele.

Existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados durante a utilização dos compressores de ar, dentre eles a verificação diária do nível de óleo e troca do mesmo com uma frequência trimestral, limpeza semanal de resíduos que possam existir no compressor, um certo cuidado especial com os parafusos do protetor de correia (que devem ser soltos a cada seis meses) verificação trimestral de perfeito funcionamento das peças, uma espécie de check up geral anual, e teste hidrostático a cada 5 anos, ou conforme tempo determinado por engenheiro mecânico que fez a realização do mesmo. Todas estas etapas são parte do primeiro tipo de manutenção, que chamamos de preventiva. Se esta etapa for feita da forma correta e com a periodicidade indicada, as peças do compressor de ar serão preservadas resultando em uma quantidade menor de gastos com a manutenção corretiva.

Este outro tipo de manutenção (corretiva), por sua vez, consiste nos reparos e eventuais trocas de peças do equipamento danificado (e/ou em processo de danificação). Neste caso o recomendado é que o trabalho seja feito por profissionais competentes e confiáveis, que façam uso de boas peças e realizem os reparos de maneira correta para que eles durem o maior tempo possível, em seu mais perfeito estado e funcionamento.

Os compressores de ar são bastante utilizados em diversas áreas, mas independentemente da área escolhida para a utilização dele, a manutenção (tanto preventiva quanto corretiva) é de extrema importância para garantir a segurança de quem está fazendo uso do equipamento e para os demais que possam estar por perto. Além disso, todo o desempenho do equipamento depende disso, e a manutenção preventiva pode, além de tudo, te ajuda a gastar menos dinheiro e tempo da sua vida. Por este motivo, sugerimos que sejam seguidas as instruções fornecidas acima.

Fale com um atendente via WhatsApp
Selecione um Contato