Manutenção preventiva de compressor de ar para o verão

Manutenção preventiva de compressor de ar para o verão
10 de novembro de 2020 airpress
Em Compressor de ar
Manutencao preventiva de compressor

Com as altas temperaturas do verão, o sistema de ar comprimido pode sofrer muita pressão. É comum ver sistemas apresentando problemas nessa época que poderiam ser evitados com uma manutenção preventiva. Por isso, a Air Press preparou esse texto com dicas que vão ajudar você a cuidar bem do sistema de ar comprimido.

Os seguintes componentes são os mais importantes para inspecionar e garantir que seu sistema de ar comprimido continue funcionando durante o verão:

Filtro de ar

O objetivo de um compressor de ar é produzir ar limpo, puro e comprimido que, em última instância, acionará várias funções. Nada disso seria possível sem um filtro de ar limpo. Se o filtro de ar estiver sujo, impurezas e partículas podem corromper o ar comprimido e degradar a qualidade das aplicações finais. Portanto, limpe o filtro de ar regularmente. Troque-o em intervalos regulares, que variam de acordo com o ambiente.

Filtro de óleo

O óleo pode degradar a qualidade do ar comprimido se ele passar pelo sistema e for levado até o final de uma aplicação. Alguns dos processos mais afetados incluem pistolas de pintura, cilindros pneumáticos, válvulas e ferramentas pneumáticas em que o óleo possa corromper o funcionamento. Portanto, é fundamental garantir que o óleo, quando presente no sistema, seja removido do ar comprimido antes que ele saia para rede de ar comprimido.

Lubrificante

O lubrificante é um dos elementos mais vitais no funcionamento de um compressor de ar. Em todas as peças e juntas metálicas internas, o lubrificante permite um movimento suave e não corrosivo. Sem lubrificação, ocorre tensão entre as superfícies metálicas em contato, o que leva à corrosão de peças e juntas.

Rolamentos de motor

Para que o motor funcione, os mancais devem ter lubrificação adequada. As minúsculas esferas de metal estão constantemente rolando umas contra as outras, bem como contra as paredes internas do invólucro redondo. Consequentemente, a ferrugem pode se formar nos rolamentos sem a lubrificação adequada. Se a ferrugem se formar, os rolamentos irão desacelerar gradualmente e aumentar o consumo de energia elétrica ate o travamento do compressor.

Correias

Para que um compressor de ar execute seus movimentos internos, é crucial que as correias tenham a tensão adequada, ajustar as correias com aproximadamente 500 horas de trabalho para garantir um movimento equilibrado entre as polias. Correias com tensão muito fortes podem comprometer os rolamentos, e se estiverem muito folgadas podem transformar este deslizamento em aquecimento e com isto comprometer o funcionamento do equipamento.

Aberturas de admissão

Um compressor de ar realiza a façanha mágica de transformar o ar ambiente em algo que pode alimentar máquinas pesadas e efetivamente servir como um substituto para a energia elétrica. Para garantir que o ar de entrada permaneça o mais limpo possível e para evitar que os particulados sejam sugados para o sistema, inspecione as aberturas de entrada de válvulas semanalmente e limpe-as quando necessário.

Outras peças e itens a verificar

Além da limpeza, lubrificação e substituição periódicas de peças, verifique em intervalos regulares vários pontos ao longo do compressor de ar e seus acessórios.:

• Desempenho do secador de ar
• se possível verificar a amperagem do equipamento
• Nível de óleo
• Temperatura de trabalho
• Vibração excessiva

Fale com um atendente via WhatsApp
Selecione um Contato