Entenda a importância das redes de ar comprimido!

Entenda a importância das redes de ar comprimido!
24 de março de 2022 airpress
Rede de ar comprimido

O ar comprimido é uma fonte de energia bastante vantajosa para alguns setores, como o industrial e o hospitalar, que necessitam de uma fonte de energia mais segura e com excelente custo-benefício, para garantir o funcionamento de alguns equipamentos específicos. Essa compressão do ar, que consiste basicamente na aproximação das moléculas e resulta na geração de energia, pode estar inserida em uma rede de distribuição que se encarrega de direcionar o ar comprimido, partindo de uma central, até os locais de necessidade.

Redes de ar comprimido na indústria

A indústria é um dos segmentos que mais faz uso das redes de ar comprimido no dia a dia de trabalho. Isso porque, além do excelente custo-benefício para este tipo de empresa, outras vantagens apresentadas são: o aumento de produtividade e melhora na segurança através da diminuição dos riscos de explosões e acidentes.

Redes de ar comprimido no ambiente hospitalar e consultórios

Tanto o ambiente hospitalar quanto os consultórios de atendimento médico e odontológico são bastante beneficiados pela instalação das redes de ar comprimido. Aliás, é possível dizer que se trata de um recurso indispensável para esses ambientes, visto que boa parte dos equipamentos utilizados fazem uso do ar comprimido, como por exemplo: máquinas de ventilação mecânica, sugador, caneta de rotação, incubadoras, e até mesmo o mecanismo de movimentação das cadeiras de atendimento.

Qual material utilizar na tubulação da rede de ar comprimido?

Além do compressor, que realiza a compressão, e do reservatório para armazenamento do ar, para realizar a instalação de uma rede de ar comprimido é necessário investir também em uma série de tubulações para transporte do ar comprimido até as linhas de distribuição e serviço, e até o equipamento de consumo final. O material mais indicado para utilizar na tubulação de redes de ar comprimido é o PPR, por apresentar diversas vantagens como economia e instalação mais fácil e rápida.

Aqui na Air Press você encontra uma série de peças em PPR específicas para a montagem da tubulação para redes de ar comprimido, além do próprio compressor, e outros equipamentos relacionados, como ferramentas, válvulas e conexões pneumáticas, filtro de ar, entre outros. Entre em contato conosco para saber mais informações!

  Atendimento 4

  Atendimento 3

  Atendimento 2

  Atendimento 1