Dicas de segurança para operar um compressor de ar

Dicas de segurança para operar um compressor de ar
23 de outubro de 2019 airpress

segurança e compressores de arTodo o estoque de equipamentos e ferramentas pneumáticas duram muito mais com um programa de manutenção preventiva. Checar periodicamente o equipamento é a primeira e mais fundamental dica para operar um compressor de ar com sucesso.

Não só porque a segurança vem em primeiro lugar, mas também para aumentar a eficiência do trabalho sem correr mais riscos, acompanhe nossas dicas:

– Inspecionar o equipamento antes de usá-lo, especialmente as mangueiras, correias, conexões e válvulas de segurança;

– Durante a operação da mangueira é importante despressurizar antes de qualquer conexão ou desconexão.

– Inspecionar os vasos de pressão conforme a Norma Regulamentadora nº 13 (NR 13) do Ministério do Trabalho, no qual seus resultados identificam se o reservatório está em condições seguras de uso, e inspeciona se os itens de segurança estão funcionando corretamente. Este teste é realizado por um engenheiro habilitado pelo CREA e será responsável por recalcular o PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível).

Uma dica bem importante é utilizar o compressor adequado ao ambiente onde será feito o trabalho. Ao ar livre, utilize somente compressores portáteis com peças e carenagem adaptadas a esta aplicação.

Caso contrário, a vida útil do seu equipamento será reduzida drasticamente. Ferrugens, sujeiras que emperram equipamentos, podem parecer pouca coisa naquele momento, mas podem incorrer desde problemas graves na operação, até mesmo explosões.

Já em ambientes fechados, é necessário verificar o espaço para as saídas de ar. Se suas saídas estiverem muito próximas às paredes, o calor não se dissipará corretamente e o seu equipamento pode superaquecer.
Ao conectar ferramentas, antes de ligar o compressor você precisa se certificar de que elas estejam travadas corretamente e desligadas.

Para trocar peças, válvulas ou conexões, jamais considere comprar peças que não sejam as originais. São esses detalhes, aparentemente inofensivos, que podem acarretar em acidentes fatais.

Por último e não menos importante: O uso dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – é obrigatório por lei. De maneira que os equipamentos necessários vão variar de acordo com o tipo de compressor de ar. Mas, de maneira geral, podemos citar:

– Luvas de proteção;

– Protetor auricular;

Máscara;

– Botas de segurança;

– Óculos de proteção.

Gostou das dicas? Aqui nos preocupamos em oferecer o melhor conhecimento operacional aliado aos melhores equipamentos, alta qualidade e preços justos. Entre em contato, veja nossos produtos e passe uma visita no site da Air Press.

Fale com um atendente via WhatsApp
Selecione um Contato