Com este nome devido ao seu componente principal, composto de uma bobina elétrica com núcleo ferromagnético móvel no centro (êmbolo), as válvulas solenoides são válvulas eletromecânicas controladas. Acompanhe nosso artigo e entenda as diferentes utilidades e tipos de válvulas solenoides.
Quando em repouso, o êmbolo bloqueia o orifício da válvula no qual é possível circular um fluído qualquer. Quando uma corrente elétrica circula na bobina, cria um campo magnético que exerce força sobre o êmbolo, o que resulta neste sendo puxado em direção ao centro da bobina de modo que o orifício onde ele bloqueava anteriormente fique livre. Este é o princípio básico utilizado para abrir e fechar uma válvula solenoide.
Neste sentido, podemos dizer que a válvula solenoide é, basicamente, uma válvula eletromecânica que é capaz de controlar o fluxo de líquidos e gases.
Devido a sua habilidade de dosar, distribuir ou misturar o fluído podemos concluir que as válvulas solenoides são um dos componentes mais utilizados e que suas aplicações beiram o infinito. Desde sistemas de aquecimento, tecnologias de ar comprimido, automação industrial, máquinas de lavar roupa, ar condicionado, sistemas de irrigação, de refrigeração de equipamentos, equipamentos médicos e odontológicos, por aí vai.
Para atender a diferentes demandas com sua função de circuito, são produzidos diferentes tipos de válvulas solenoides. Por exemplo, uma válvula 2/2 tem duas portas, uma de entrada e outra de saída, e duas posições – aberta ou fechada. Além disso, elas podem ter um estado padrão “fechado” (fechado enquanto desenergizado) ou “aberto” (aberto enquanto desenergizado).
Assim, entende-se que a nomenclatura das válvulas solenoides contempla a quantidade de entradas no 1° número e as possibilidades de posições normais no 2° número. Desta forma, uma válvula 3/2 possuirá três portas, ou vias, e duas posições
O número de vias em relação ao seus usos são classificadas como:
– 2 vias: controle de fluído e automação pneumática;
– 3 vias: Convergência ou desvio de fluxos;
– 4 e 5 vias: Operação de cilindro e atuadores de dupla ação.
Por último, as válvulas também se diferem nos diferentes diâmetros e voltagens que possuem. Começando com 1/8” até 3” e voltagens de 12v, 24v, 110v e 220v com aplicações comuns ou à prova de explosões.
É importante lembrar que válvulas solenoides de uso direto também podem trabalhar sob um fluxo de alta pressão, essa resistência será diferente a depender do material de que é feita, o tamanho do orifício e sua potência.
Gostou da nossa matéria? Fique por dentro do nosso blog para aprender cada vez mais e aproveite para consultar o acervo em nosso site.
Aqui na Air Press trabalhamos com válvulas de altíssima qualidade da Airtac, com opções de válvulas duplas 5/2 vias, simples ou não, e 3/2 vias – simples. Venha nos conhecer e conte com um atendimento exclusivo para as suas necessidades!