Compressor barulhento – como resolver?

Compressor barulhento – como resolver?
18 de fevereiro de 2021 airpress
In Compressor de ar
Compressor barulhento

Compressor barulhento

Não existe mágica. É natural que compressores de ar, até das melhores marcas, façam barulho. O que você precisa observar é se o seu compressor de ar está fazendo um barulho maior do que o normal ou um barulho diferente do que costuma fazer.

Nem sempre é fácil identificar o aumento do ruído, porque o processo pode ser gradual e você acaba nem se dando conta. Um decibelímetro pode ajudar você a medir a quantidade de ruído que seu equipamento está emitindo, assim você pode verificar se o barulho está além do normal.

O que pode tornar um compressor de ar barulhento?

Se você acredita que seu compressor de ar está barulhento, existem algumas causas que podem provocar esse comportamento. E nós da Air Press vamos dar algumas dicas do que você precisa investigar. O primeiro passo é tentar identificar de onde está vindo o barulho. Assim você já terá uma pista de onde está o problema e fazer um bom diagnóstico.

Vamos listar quais são os problemas mais comuns que podem deixar seu compressor de ar mais barulhento. Mas lembre-se, para realizar a manutenção, você deve solicitar o serviço para um técnico ou uma empresa que tenha experiência na realização deste trabalho. Assim você garante que o serviço será realizado corretamente.

Principais problemas que tornam o compressor de ar mais barulhento:

• Rolamentos do cabeçote ou motor elétrico danificados
• Hélice com pá quebrada
• Correia gasta ou frouxa ou polias desgastadas
• Polias desbalanceadas ou frouxas

Problemas nos rolamentos

Caso o barulho do seu compressor de ar venha do motor elétrico, é bem provável que o problema seja no rolamento. Se o barulho for no cabeçote, aí podem ser duas coisas: ou os rolamentos estão comprometidos ou as buchas de biela ou do virabrequim estão com folgas.

Problemas na correia

A correia é um dos itens mais importantes de um compressor de ar. O compressor de ar fica muito barulhento quando a correia está gasta ou muito frouxa. Nesse caso, a manutenção é urgente porque esse problema pode causar sérios acidentes.

E lembre-se, a manutenção preventiva é a melhor solução para evitar que seu compressor de ar fique barulhento.

Válvula de retenção

A válvula de retenção é responsável pela maior parte do barulho emitido por um compressor, e é fácil verificar o barulho da válvula de retenção.

Com o compressor ainda frio (para evitar queimaduras), tire o filtro de entrada de ar do compressor e tampe com a mão para que não entre ar nos cilindros, com isto a válvula de retenção deixará de bater e você saberá se o ruído era da válvula, caso o barulho aumente o defeito pode ser nas bielas, rolamentos ou pistões somente abrindo o cabeçote para ter um diagnóstico.

É completamente normal o ruído da válvula de retenção. Alguns modelos batem mais que outros. Mas isto não significa que o compressor esteja com problemas ou risco de quebra, à medida que a pressão do compressor aumenta, o barulho da válvula de retenção também aumenta.

Fale com um atendente via WhatsApp
Selecione um Contato