Descarte Correto de Óleo, Caixa Separadora e Normas

Descarte Correto de Óleo, Caixa Separadora e Normas
10 de outubro de 2018 airpress
Descarte Correto de Óleo, Caixa Separadora e Normas - Air Press

Você sabia que a sua oficina pode causar sérios problemas ao meio ambiente? Afinal, através dela acontece o descarte de uma série de peças e fluidos dos automóveis e caso não seja feito o descarte correto de óleo desses itens, o impacto ambiental é enorme.

O que acontece é que muitos proprietários de oficinas acreditam que adotar algumas ações ambientais pode significar despesas e desperdício de tempo. Acontece que, atualmente, a preservação, além de ser uma questão de respeito e educação, também é uma questão legal. Quem for pego descartando óleo em ralos e bueiros, misturado à água, pode ser multado e até mesmo preso.

Por isso, sua oficina precisa adotar (se ainda não adota) medidas para realizar o descarte correto de óleo de motor (e demais fluidos) dos veículos.

Caixa separadora para o descarte correto de óleo

Uma dessas medidas é a instalação de uma caixa separadora de água e óleo. Ela é muito útil, por exemplo, para procedimentos como a lavagem de motor e peças lubrificadas quando a água e óleo ficam completamente misturados. A caixa separadora funciona, basicamente, por um processo de decantação e filtragem que separa a água do óleo. É fácil de encontrar e a instalação é bem simples para você fazer o descarte correto de óleo.

Legislação ambiental

De acordo com a Lei 9605 de 12 de fevereiro de 1998 do Ibama, os resíduos devem ter descarte correto de óleo específico feito por empresas capacitadas e credenciadas para essa prática. Dessa maneira, depois que o óleo é devidamente separado e acondicionado em tonéis próprios para este fim, você deve acionar um empresa para fazer o recolhimento. Vale lembrar que esse óleo pode ser vendido.

Neste procedimento as empresas que coletam o óleo fornecem um documentos de comprovação da coleta, que será necessário para a renovação da licença ambiental e alvará de sua oficina.

Além disso, a norma NBR 10004 classifica o óleo lubrificante descartado como um produto altamente tóxico e perigoso para a saúde e o meio ambiente.

Use o cuidado com o meio ambiente a seu favor

Mais do que nunca, os clientes valorizam muito as empresas ambientalmente responsáveis. As pessoas sentem-se bem em saber que estão em uma oficina que não polui o meio ambiente. Por isso, crie cartazes e informativos para que seus clientes saibam que sua oficina cuida bem da natureza e faz o descarte correto do óleo. Pode ter certeza que isso vai fidelizar mais seus clientes e fazer com que eles indiquem sua empresa para amigos e conhecidos.

Que tal ficar por dentro de mais algumas dicas como essa sobre o descarte correto de óleo? Acompanhe o blog da Air Press Compressores!

Fale com um atendente via WhatsApp
Selecione um Contato