Compressor de Ar industrial de Pistão: cuidados básicos

Compressor de Ar industrial de Pistão: cuidados básicos
12 de junho de 2018 airpress
Compressor de Ar Industrial de Pistão - Cuidados básicos - Air Press

O Compressor de Ar aproveita o ar do ambiente, armazena esse ar sob alta pressão no reservatório e o transforma em energia pneumática, em síntese esses equipamentos aumentam a pressão do ar.

Antes de comprar um compressor de ar é preciso conhecer a necessidade de sua empresa e procurar o compressor mais indicado. É importante escolher corretamente pois tanto o uso excessivo quanto o pouco uso danificam o equipamento. Verifique também a potência do motor, o barulho produzido, o consumo de energia.

A necessidade de manutenção preventiva do compressor de ar depende do tipo de compressor e da utilização, em compressores de pistão é indicado fazer de 3 em 3 meses, porém, compressores com pouco uso recomenda-se fazer com menos tempo (devido a falta de uso pode ocorrer acumulo de água no Carter, danificando o compressor de ar).

  1. Faça a drenagem do reservatório diariamente, usar um dreno automático facilita esse trabalho.
  2. Verifique o volume do óleo com frequência, caso o óleo baixe de nível antes da manutenção preventiva, seu compressor pode conter algum problema. O óleo deve ser totalmente esgotado e substituído.
  3. Os filtros são responsáveis por reter parcialmente as impurezas do ambiente, faça a troca periodicamente.
  4. Verificar a tensão ideal das correias, no manual você encontrará a folga necessária.
  5. Tenha em seu compressor uma chave de partida, ela irá impedir a queima de seu compressor (geralmente a garantia do equipamento não cobre queima de motor).
  6. Tenha uma válvula de segurança em seu compressor, ela irá abrir e liberar o ar caso o pressostato não desligue o compressor, essa peça trará mais segurança para sua empresa. Realize a calibração da válvula anualmente.

É importante observar no compressor de ar também:

  • Ler atentamente o manual.
  • Observe informações importantes sobre seu equipamento na placa de identificação, como: capacidade de produção, modelo, número de série, pressão de trabalho, pressão de teste, etc.
  • Observar o locar de instalação (deve ser abrigado da chuva e em local que não tenha poeira).
  • O compressor não pode ser fixado no chão, é necessário instalar um amortecedor de vibração para evitar que a trepidação danifique o compressor.
  • Mantenha o teste hidrostático em dia. Esse teste é realizado para verificar a segurança de seu compressor, é executado por um engenheiro mecânico de acordo com as normas da NR 13. A frequência do TH é definido pelo engenheiro.

 

Fazendo a manutenção preventiva seu compressor de ar irá trabalhar por muitos anos.

Cuide bem de seu compressor de ar, ele é o coração da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nós. A Air Press possui compressores, secadores, redes de ar comprimido, peças e consumíveis, ferramentas manuais e pneumáticas e equipamentos de lubrificação.

Fale com um atendente via WhatsApp
Selecione um Contato