Você sabe a diferença entre compressor em regime Intermitente e Contínuo?

Você sabe a diferença entre compressor em regime Intermitente e Contínuo?
13 de outubro de 2022 airpress
In Compressor de ar

Os compressores de ar, equipamentos utilizados na indústria pneumática, possuem características diferentes entre si. É possível encontrar compressores de ar da linha industrial e da linha hobby, assim como diferentes níveis de pressão (alta e baixa), ou que trabalham em diferentes regimes (intermitente e contínuo), entre outras características. Continue a leitura para conferir a diferença entre compressor em regime intermitente e contínuo:

Compressor em regime intermitente

O compressor de regime intermitente funciona através da integração entre o motor elétrico e o pressostato, um dispositivo que tem como função ligar e desligar o motor elétrico dentro de determinados períodos. Geralmente os pressostatos já são regulados de fábrica os níveis de pressão mínima e máxima, não sendo necessário efetuar regulagens para estabelecer os períodos de funcionamento dos compressores que trabalham em regime intermitente.

Ao atingir o nível máximo de pressão, o pressostato realiza o desligamento do motor, forçando uma pausa no funcionamento do equipamento, que ocorre até que seja atingido o nível mínimo de pressão. Uma vez que o nível mínimo é atingido, o compressor de ar volta a funcionar.

Compressor em regime contínuo

Já o trabalho em regime contínuo, é possibilitado pela integração entre a válvula piloto e a válvula de descarga (ou de alívio). É realizada uma regulagem na válvula piloto, que indica o nível máximo de pressão, e quando esse nível é atingido, ela permite a passagem de ar para a válvula de alívio. Quando isso acontece, a válvula de alívio trabalha em vazio até que o nível de pressão seja reduzido o suficiente.

Qual tipo de regime escolher?

A principal diferença entre o regime intermitente e o regime contínuo é, como os nomes já sugerem, o fato de que um deles trabalha de forma contínua (sem pausas), enquanto o outro opera em períodos de trabalho e períodos de pausa. A escolha entre um ou outro deve ser feita de acordo com a necessidade de desempenho e de economia de energia na utilização dos aparelhos, e o recomendado é buscar o direcionamento de um especialista para decidir o que melhor se enquadra em seu caso.

Compressores de ar em Curitiba

Para saber mais informações, entre em contato conosco!