Princípios de manutenção para ferramentas pneumáticas

Princípios de manutenção para ferramentas pneumáticas
24 de setembro de 2020 airpress
Em Dicas
ferramentas pneumaticas

As ferramentas pneumáticas têm se tornado cada vez mais a solução adotada por diversas empresas, e isso se deve ao fato das várias vantagens que apresentam em relação a outros equipamentos que funcionam com outros sistemas. Se você ainda não conhece as vantagens de usar a ferramenta pneumática, basta clicar aqui para ler o artigo que trouxemos sobre esse assunto.

Agora que você já conhece as vantagens de se utilizar esse tipo de equipamento, já deve saber também que a alta resistência por conta da robustez das peças é um dos principais fatores que se deve levar em consideração ao optar por ferramentas pneumáticas. Apesar de sua durabilidade ser um grande diferencial, as ferramentas que funcionam com sistema pneumático não estão isentas de rotinas de manutenção preventiva e, eventualmente, corretiva.

Quando o assunto é manutenção para ferramentas pneumáticas, alguns princípios precisam ser levados em consideração:

Esteja atento ao manual do fabricante

O primeiro e provavelmente mais importante princípio é estar sempre atento ao manual do fabricante, pois nele se encontram dicas de preservação e manutenção do equipamento, tais como a tipo mais adequado e frequência de troca de óleo e outros detalhes sobre a lubrificação das peças.

Armazenamento correto

As condições ideais de armazenamento de cada ferramenta pneumática é outra informação muito importante que se pode encontrar no manual do fabricante, e estar atento a este detalhe pode fazer toda a diferença na vida útil de seus equipamentos. Num geral, as ferramentas pneumáticas precisam ser armazenadas em locais livres de umidade no ar e altas temperaturas.

Instalação de filtro de ar comprimido com lubrificador

Algo que pode atrapalhar bastante o funcionamento de suas ferramentas pneumáticas e sua vida útil é a ferrugem que pode se instalar nas peças do equipamento. Para lidar com este tipo de problema, é necessário instalar nele um filtro de ar comprimido, sendo possível através desta ação tanto prevenir o aparecimento da ferrugem quanto eliminar este problema caso já tenha ocorrido.

Além disso, é importante utilizar o lubrificador de ar para colocar uma névoa de lubrificação no ar comprimido e com isso reduzir o atrito e aumentar a vida útil dos elementos no sistema pneumático.

Para mais informações, basta entrar em contato conosco através seguintes telefones e e-mails: (41) 99912-5413 / (41) 99993-1778 / (41) 99968-0944 / (41) 30163669 /[email protected] / [email protected] / [email protected] / [email protected] / [email protected]

 

Fale com um atendente via WhatsApp
Selecione um Contato